sábado, 31 de julho de 2010

O Acusador

Por Warren W. Wiersbe, Pastor da Moody Church.

 

   Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. - Ap. 12:10
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu... para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações. - 2 Co. 2:10-11
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. - 2 Co. 7: 10


    Suponhamos que o crente não aceita as vantagens que lhe oferece sua posição vitoriosa em Cristo. Suponhamos que se nega a utilizar as defesas espirituais que lhe oferecem. Suponhamos que o crente peca. Então, o que acontece?
    Poderíamos pensar que Satanás, uma vez conseguindo que a pessoa peque, lhe deixa padecer as conseqüências, mas não é isto o que acontece. Satanás tem uma estratagema maior que pode fazer com que o cristão desobediente se sinta duplamente derrotado. Lemos a respeito dela em Zacarias 3.
   
"Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?
Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo.
Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos.
Também disse eu: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no; e o anjo do Senhor estava ali de pé.
E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo:
Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui".





1. O objetivo de Satanás: seu coração e sua consciência


    Esta cena, a diferença das outras três que consideramos, tem lugar no céu. O cenário é o próprio de um tribunal: Deus é o Juiz, o supremo sacerdote; Josué, o acusado; e Satanás o fiscal que está tentando lhe condenar. Parece ser que o diabo tem um fundamento para a acusação, porque Josué está vestido com roupas sujas, e um supremo sacerdote devia levar sempre vestimentas limpas. O profeta Zacarias teve esta visão em um momento em que o povo de
    Israel tinha pecado contra o Senhor. O povo tinha retornado a Palestina depois do cativeiro na Babilônia, e existia a esperança de que a nação obedeceria a Deus e lhe servisse. Mas, por triste que seja dizê-lo, não tinham aprendido a lição.
    Quando lemos os livros do Esdras e Neemias, e as profecias de Zacarias, Ageu e Malaquias, descobrimos que os judeus estavam se divorciando de suas esposas e casando-se logo com pagãs; que os mercados judeus impunham a seus compatriotas umas tarifas de trocas exorbitantes; e que inclusive os principais sacerdotes estavam roubando a Deus, guardando para si a melhor parte dos sacrifícios.
    Isto explica por que as roupas sacerdotais de Josué estavam sujas. Ele representava ao povo diante de Deus, e aquele povo era pecador. Satanás sabia, e insistia a Deus que teria que julgar a Israel. Podemos imaginar os argumentos de Satanás:
    "Fixaste em seus servos em Israel, que são um povo rebelde e desobediente? Castigou-os levando-os a Babilônia, com a esperança de lhes ensinar obediência. Agora retornaram a sua terra, graças a sua bondade, e voltam para te desobedecer! Você é um Deus santo, e se supõe que Israel é um povo santo. Se for tão santo como afirma ser, deve julgar a Israel. Se não os julgar, eis que não é fiel a sua própria natureza ou a sua própria lei. Israel é culpado!"
    Como acreditam que Josué se sentiria ao longo de todo este julgamento? É evidente que teria o coração partido e a consciência tremendamente dolorida. Que defesa podia apresentar?
    Quando você e eu desobedecemos a Deus, Satanás passa a esse ataque final. Nos ataca em nosso coração e nossa consciência. "Assim que és cristão?", burla-se. "Pois não é um cristão muito bom! Vai à igreja, lê a Bíblia, inclusive tenta servir ao Senhor. E olhe o que tem feito agora! Se seus amigos da igreja soubessem que tipo de pessoa é na realidade, deixariam-lhe de lado!"
    Nota-se que Satanás é sutil e sem compaixão. Antes de que pequemos (quando está nos tentando) sussurra: "Mas não acontecerá nada!" Então, uma vez havendo pecado, grita-nos:
    "Jamais poderá livrar-te das conseqüências!". Escutou alguma vez esta sinistra voz em seu coração e em sua consciência? É suficiente para que um cristão se entregue ao desespero!



2. O Arma de Satanás: a acusação



    Quando Satanás fala com você de Deus, mente. Mas quando fala com Deus sobre você, às vezes diz a verdade! Ele é o "acusador de nossos irmãos". Tem acesso ao céu, diante do mesmo trono de Deus, e é dali onde recorda a Deus a condição em que se acham seus santos. Você e eu conhecemos essas acusações, porque as sentimos em nosso próprio coração e na consciência.


"Note no que acaba de fazer Abraão! Mentiu a respeito de sua esposa!"


"Mas viu o que tem feito Davi? Cometeu adultério com a mulher de seu vizinho, e depois o matou! Julga-o! Julga-o!"


"Estava escutando isso, Deus? Sim, sim, quando Pedro se amaldiçou e jurou, quando negou a seu Filho três vezes ... vais deixar que escape sem castigo?"


    É importante que aprendamos a distinguir entre as acusações de Satanás e quando o Espírito nos convence do pecado. Uma sensação de culpa e vergonha é boa se provier do Espírito de Deus. Se escutarmos ao diabo, o único que conseguiremos é acabar em meio das lamentações, o remorso e a derrota. Quando o Espírito divino lhe convence do pecado, utiliza a Palavra de Deus com amor, tentando que você retorne a comunhão com seu Pai. Quando Satanás lhe acusa, utiliza quão pecados você tenha cometido de uma forma carregada de ódio, e tenta que se sinta indefeso e sem esperança.
    Judas escutou ao diabo, saiu da cidade e se enforcou. Pedro contemplou o rosto de Jesus e chorou amargamente, mas logo voltou a ter comunhão com Ele.
    Quando escutamos as acusações do diabo (todas as quais podem ser certas), nos fazemos vulneráveis ao desespero e à paralisia espiritual. Ouvi mais de um cristão queixar-se: "Estou em uma situação limite!" ou "fui muito longe ... o Senhor jamais poderia voltar a me aceitar".
    Quando tiver este sentimento de falta de amparo, de desesperança, pode estar seguro de que Satanás lhe está acusando.
 

3. O propósito de Satanás: provocar uma condenação pela vontade de Deus


    Satanás deseja que nos sintamos culpados. Quer que experimentemos a dor e o remorso, mas não o arrependimento.
    Quer nos seguir acusando para que centremos a atenção em nós mesmos e em nosso pecado. Se alguma vez apartamos a vista e a enfocamos por fé em Jesus Cristo, nos arrependeremos, confessaremos nosso pecado e nos sentiremos restaurados e reintegrados à comunhão com Deus.
    Enquanto sentimos culpados, estaremos sob acusação, e nos apartaremos cada vez mais do Senhor. A verdadeira convicção do Espírito fará com que nos aproximamos mais dEle.
    Recordo de uma conversa telefônica que tive com uma senhora cristã que durante muitos anos havia vivido de baixo dessa sensação de acusação. Tinha me ouvido pelo rádio e me chamou para me pedir ajuda. Não sei seu nome, mas sei que seu caso é típico de muitos cristãos.
    Ela me contou: "Quando era adolescente, caí em um pecado verdadeiramente terrível. Uns anos depois, fui salva. Agora estou casada e tenho uma família. O outro dia o pastor pediu-me que desse aula na escola dominical, e eu gostaria de fazê-lo, mas meu passado me segue angustiando. Não é a primeira vez que me pedem que ensine, mas sempre recorri a alguma desculpa. Tenho que seguir vivendo assim durante o resto de minha vida?"
    Pedi-lhe que tomasse sua Bíblia e juntos (embora por telefone) liamos os versículos que queria lhe explicar na seguinte seção deste estudo. Não passou muito tempo antes de que se estivesse regozijando na forma em que Deus dissipava seus sentimentos de culpa. Confio em que hoje em dia ela segue servindo ao Senhor.
    Satanás quer que você se sinta culpado. Seu Pai celestial deseja que se sinta perdoado.
    Satanás sabe que se você viver sob a escura nuvem da culpa, não será capaz de dar um testemunho efetivo ou servir ao Senhor com poder e bênção.
    Por mas triste que seja dizê-lo, há muitas igrejas especializadas na culpa. Parece ser que acreditam que se um cristão que não vai para casa depois de um culto sentindo se um fracassado, é que esse culto não lhe fora uma bênção. Uma senhora escreveu-me dizendo: "Cada vez que vou a igreja, o pastor nos desrespeita. O que podemos fazer?" Não cabe dúvida de que há um lugar para a verdadeira convicção espiritual, mas não devemos nos especializar nela. Fazendo supor que caiu nas mãos do diabo.
    Paulo se encontrou com uma situação parecida na igreja de Corinto. Um de seus membros havia caido no pecado, recusando logo arrepender-se e arrumar as coisas com Deus e com a igreja. Em 1 Coríntios 5, Paulo pediu à igreja que disciplinasse a aquele homem; ao parecer, fizeram-no, porque Paulo escreveu:


"Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria". - 2 Co. 2:6

    No princípio, quando se detectou esse pecado, os crentes de corinto foram muito complacentes e recusaram atuar. A carta de Paulo influiu neles e lhes fez voltar para o sentido comum; mas foram ao extremo, e puseram uma disciplina tão difícil ao pecador e também não queriam lhe perdoar! De modo que Paulo teve que lhes aconselhar dizendo:



"... De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor... para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações". - 2 Co. 2:7-8, 11
    Uma culpa e uma tristeza excessiva só conduzem à depressão, o desespero e a derrota. Às vezes conduzem à destruição; inclusive há casos de cristãos que tentaram suicidar se para escapar da acusação satânica.
    Então, qual é nossa defesa frente às acusações do diabo.

 


4. Sua defesa: o Filho de Deus, o intercessor



    É certo que Satanás está a nossa direita, para resistir e nos acusar. Mas também é certo que Jesus Cristo está à mão direita de Deus para interceder por nós!


"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo". – 1 Jo. 2:1

    Nosso Senhor acabou sua obra na terra e retornou aos céus para continuar sua obra inconclusa. E qual é? Aperfeiçoar a seus filhos preparando-lhes para a glória.
   
"Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém". - Hb. 13 :20-21

    Este ministério de aperfeiçoamento tem duas facetas.

    Como nosso Supremo Sacerdote, Jesus Cristo intercede por nós e nos oferece a graça que necessitamos quando somos provados e tentados. Se nos voltarmos para Ele, por fé, e nos aproximamos do trono da graça, Ele nos conduzirá à vitória.
    Mas se cedermos à tentação e ao pecado, então Ele exerce como nosso advogado para nos perdoar e nos restaurar à comunhão uma vez mais.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". – 1 Jo. 1:9
    Voltemos a imaginar a cena daquele julgamento nos céus. Deus o Juiz está sentado em seu trono. O supremo sacerdote Josué está diante de Deus, vestido com roupas imundas.

    É culpado. Satanás está à direita de Josué, para opor-se e lhe acusar. Mas Jesus Cristo está à direita de Deus, para representar a Josué e lhe restaurar! Isto explica por que Jesus voltou para os céus com feridas (não cicatrizes) em seu corpo.
    Essas feridas são as evidências perpétuas de que morreu por nós. Deus foi misericordioso e manifestou sua graça para nos salvar quando pusemos nossa confiança em Cristo, mas é "fiel e justo" para nos perdoar quando lhe confessamos nossos pecados. É fiel para cumprir sua promessa, e justo porque Cristo morreu por nossos pecados e pagou o preço do nosso perdão. Como pecadores, somos salvos da ira de Deus por sua graça e misericórdia. Como filhos de Deus por lhes ter desobedecido, somos perdoados pela fidelidade e justiça divina.
    Fechou Deus os olhos ante a realidade do pecado de Josué?Claro que não! Deus nunca defenderá os pecados de seus filhos, mas sim defenderá a eles. Quando Abraão desobedeceu e foi ao Egito, mentindo ali referente a sua esposa, Deus não defendeu
os pecados de Abraão, mas sim a ele. Impediu que o governador manchasse a Sara, e ajudou a Abraão a sair a salvo do país. Abraão padeceu as conseqüências daquela aventura, porque o Egito fez com que Ló provasse o que era o mundo, o qual conduziu a seu posterior abandono de Deus e sua queda. A donzela egípcia, Agar, que trouxe Sara consigo, originou problemas no seu lar, e no final teve que ser expulsa.
    Mas Deus seguia governando, e superou o governo do mundo, para cumprir os seus propósitos com Abraão e Sara.
    Quando emprestamos ouvido as acusações de Satanás, centramos nossa atenção em nós mesmos e em nossos pecados; o qual nos levará a derrota e ao desespero. Mas quando emprestarmos ouvido o Espírito Santo que nos convence de pecado, olharemos por fé ao Jesus Cristo, lá nos céus, nosso advogado diante do trono de Deus. Recordaremos que morreu por nossos pecados e que Deus não nos pode rechaçar, porque pertencemos a Cristo. É devido à intercessão celestial do Filho de Deus pelo que você e eu podemos jogar por terra as acusações de Satanás.
    Nos demos conta de quais foram as fases da experiência de Josué, o supremo sacerdote.
    Primeiro, vemos a oposição de Satanás. O acusador enumera os pecados de Josué diante do trono de Deus, e lhe pede que, sendo como é santo, este julgue ao pecador.
    A segunda fase é a repreensão divina a Satanás. Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? - Zc. 3:2
    Sejamos conscientes de que a repreensão a Satanás se apóia na graça divina para seu povo. Você e eu fomos salvos pela graça. A graça de Deus não depende dos méritos humanos. Jesus Cristo passou pelo fogo do julgamento para poder nos salvar de suas chamas. Nossa relação com Deus não se apóia na lei ou no mérito; apóia-se plenamente na graça. A graça significa que Deus nos aceita em Jesus Cristo, não por nós mesmos.
    A terceira fase é a restauração de Josué. Deus lhes ordenou que lhe tirassem aquelas roupas sujas e o vestissem com roupas limpas (Santas). Inclusive lhe pôs uma "mitra" limpa sobre a cabeça, aquela que tinha uma placa de ouro que dizia "Santo ao Senhor" (veja Êxodo 28:36). Deus nem sequer lhe concedeu a liberdade condicional! Disse-lhe que retornasse ao templo e seguisse com seu serviço ao Senhor!
    Oposição, repreensão, restauração: estes são os três estágios na experiência de confissão dos pecados, retornando logo à comunhão com Deus. Satanás lhe acusará, mas não lhe preste atenção. Volte por fé a Jesus Cristo, seu advogado, e lhe confesse seus pecados. Dependa do que diz a Palavra de Deus, não de seus sentimentos. Descanse na graça de Deus, porque Lhe escolheu e não pensa em abandona-lo.
    Carlos Wesley expressou estas coisas em um formoso hino:


Misericórdia do Senhor! Acaso haverá misericórdia para mim, ainda ficará? Poderá acaso meu Deus sua ira aplacar, e a mim, grande pecador, assim regenerar? Muito tempo a sua graça rebelei, muito tempo, qual néscio, provoquei-lhe; não queria jamais escutar; chamava-me, mas feri-lhe duramente cada vez que pecava.
Senhor, me leve ao arrependimento, que por todos meus pecados faça agora lamento; que possa aborrecer minha rebelião fatal, que chore, que lhe creia, que deixe de pecar.
Já pesar de minhas penas, meu Salvador está com suas mãos ulceradas, me querendo abraçar; Deus é amor! Sei e posso senti-lo: Jesus chora por mim, seu amor está comigo.
    O pecado não confessado em nossa vida oferece a Satanás um ponto de apoio. Pode utilizar esse pecado como o fundamento de suas acusações. Quanto mais tempo nos acuse, maior parece o pecado a nossos olhos. Se converte em um obstáculo tão grande que tampa o rosto divino e oculta sua graça e seu amor. Não experimentamos sentimentos de convicção, que são os que nos fazem nos voltar para Deus, mas sim de condenação, que nos convencem de que não podemos fazê-lo.

    A culpa se converte, nas mãos de Satanás, em um arma terrível que destrói nosso gozo, nossa paz e nossa comunhão com Deus. Nossa esperança se desvanece. Nos engole o desespero. Então a voz de Satanás nos diz: "Amaldiçoa a Deus e morra !"
    Não preste atenção à voz do diabo! Escute a voz de Deus. Se volte para a Palavra e creia o que lhe diz Deus. E esteja seguro de que seu advogado nos céus está esperando para lhe perdoar e lhe restaurar. Postergar a admissão e confissão de nosso pecado dará a Satanás uma maior oportunidade para prejudicar nossa vida e ministério.


"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". - Pv.28:13

   

Extraído do Livro "A Estratégia de Satanás - Warren W. Wiersbe"






Nenhum comentário:

Postar um comentário