segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Poder para testemunhar - parte 2

   Alguma Coisa Para Contar
A.  F. BALLENGER

"Que faremos?" foi a pergunta da multidão no dia de Pentecoste. "Arrependei-vos" foi a resposta de Pedro. Ora, se Pedro mesmo não se tivesse arrependido, não poderia ter testificado da necessidade do arrependimen­to. Quem quiser ser testemunha de que Deus perdoa e concede o Espírito Santo, precisa primeiro testificar de que Deus concede o arrependimento. Se não for genuíno seu arrependimento, será fraco o seu testemunho. Eis a razão por que há entre nós muitos fracos e doentes. O arrependimento é humilhante, e muitos fazem todo o possível para escapar dessa humilhação, não sabendo que, assim agindo, estão-se desqualificando para o teste­munho poderoso.

Queremos que o leitor considere a seguinte verdade: o testemunho do perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo, têm de ser precedidos por uma experiência pes­soal de arrependimento. É o que revela a Escritura:

"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou... a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nós somos testemunhas destes fatos. (At 5.30-31.)

Assim os apóstolos declaram que são testemunhas de que Deus concede o arrependimento. Leitor, você é testemunha de que Deus concede o arrependimento? Essa experiência é fundamental para todo testemunho. Você está preparado para contar em seu próprio lar, a seus vizinhos e até mesmo na igreja, que Deus concede o arrependimento? Se não está, a primeira coisa a fazer é arrepender-se. Bastam o arrependimento e o perdão dos pecados, para receber o Espírito Santo, pois o Espírito é concedido a fim de testificar de que é verdadeiro o testemunho que você dá.

Veja os termos da Escritura: "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou... a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem." O Senhor, pois, dá o Espírito aos que lhe obedecem, para que ele una o seu testemunho ao deles — testemunho de que Deus concede o arrependimento e a remissão de pecados, por Jesus Cristo.

"De que havemos de nos arrepender?" Do pecado. Que é pecado? "O pecado é a transgressão da lei." O arrependimento é medido de acordo com o pecado; e o pecado só se mostra sobremaneira maligno quando o Espírito Santo projeta sobre ele a luz da lei espiritual. "A fim de que, pelo mandamento, o pecado se mostrasse sobremaneira maligno." (Rm 7.13.) "Eu não teria co­nhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás." (Rm 7.7.) "Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Rm 5.20.)

O verdadeiro arrependimento, o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo só se evidenciam onde há o engrandecimento da Lei, pela qual o pecado se "avulta" na vida e se "mostra sobremaneira maligno".

   Mas tudo isso o Senhor se encarrega de fazer. A obra do Espírito Santo é a de "convencer o mundo do pecado", e podemos contar com ele para realizar sua obra. Mas você já se arrependeu? "Tão-somente reconhece a tua iniqüidade" — os pecados de que você tem consciência — e o Senhor se encarregará de levá-lo ao arrependimento. É inútil pedir ao Senhor que lhe revele novos pecados, se você se recusa a reconhecer e abando­nar aqueles que já lhe foram revelados.

Há pessoas que se queixam da falta de convicção, mas, se ao menos correspondessem à convicção que atua nelas, receberiam convicção de outros pecados tão rápido quanto a pudessem suportar. O Senhor "ilumina a todo homem". "Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem." "Andai na luz e tereis comu­nhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo vos purifica de todo pecado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário