quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poder para testemunhar - parte 1

A Preparação

A. F. BALLENGER

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8.)

Leitor, recebeu você este poder para testemunhar? Se não o recebeu, está buscando-o? Ou tem-no buscado em vão? Está realmente desejoso de receber o Espírito Santo e por ele tornar-se poderosa testemunha de Cristo?

O que é que você sabe e de que deseja testificar, que o leva a ter tanto desejo de receber poder? Sabe que, mediante os méritos de Cristo, Deus lhe perdoa os pecados? Trata-se de uma experiência pessoal? Está pronto agora mesmo a testificar dessa verdade em seu lar, aos vizinhos ou na igreja? Caso contrário, sua ne­cessidade é mais de ter alguma coisa para contar, do que ter poder.

Multidões estão sobrecarregadas com a culpa do pecado. Suas vidas não apresentam esperanças. Muitos, desesperados, se suicidam. Deus quer que este grande mundo pecador conheça sua prontidão para perdoá-lo, dar-lhe "uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste de louvor em vez de espírito angusti­ado". Quer que você testifique de que ele faz tudo isso. Você está apto para fazê-lo? Está certo de que realmente ele o faz?

A responsabilidade de uma testemunha se limita ao depoimento daquilo de que tem conhecimento. Você fica impaciente ante provações difíceis? É para contar isso"aos confins da terra" que você deseja poder? Você é vaidoso, ou invejoso, ou ciumento, ou egoísta, ou ambici­oso, ou irascível, ou crítico? É dado a maus juízos ou a falar mal dos outros? Você ama ao mundo e seus praze­res? É escravo de seus apetites ou da concupiscência? Você dá lugar a pensamentos impuros? Ama os bens deste mundo? É cobiçoso? É dado a frivolidades? É impetuoso ou temerário? Jesus Cristo é o poder de Deus para libertação de todos esses males. Você o conhece como tal? Se não, o que é que o torna tão empenhado em que Deus lhe dê poder?

Você não acha que já tem poder suficiente para anunciar suas fraquezas ao mundo? Caso o Senhor lhe desse o poder do Espírito Santo para testificar, sendo que conhece tão pouco do seu poder salvador, estaria fazendo de você uma poderosa testemunha contra ele. O poder lhe daria destaque; conseqüentemente, o que estaria em realce seria o pecado que o tem escravizado. Na mesma proporção, você se tornaria uma poderosa testemunha falsa, contra Cristo e sua promessa de salvação completa.

Enquanto Salomão era humilde, o Senhor lhe conce­deu grande poder, tornando-se ele testemunha de Deus até aos confins da terra. "Todo mundo procurava ir ter com ele para ouvir-lhe a sabedoria, que Deus lhe pusera no coração." (1 Rs 10.24.) Mas quando Salomão caiu em pecado todo o mundo tomou conhecimento do fato e ele se tornou a mais poderosa testemunha em "todo o mundo"contra o Senhor. Havia muitos outros cultuado-res de ídolos em Israel no tempo de Salomão, mas seu poder de propagar o mal nem se comparava com o de Salomão. Se o Senhor concedesse a você o poder do alto, enquanto seu caráter se conserva fraco e falho em algum ponto, o resultado seria a manifestação dessa fraqueza, ao mundo.

O Espírito Santo veio sobre os discípulos no dia de Pentecoste, não para induzi-los a vencer o egoísmo ou as desavenças. Pedro não passou a manhã de Pentecoste confessando ter negado a Cristo, ter mentido ou blasfe­mado: essa obra de arrependimento, o Espírito já havia operado nele. A primeira coisa que Pedro fez apósreceber o poder foi exatamente testificar daquilo que ele já conhecia e experimentara do poder de Deus.

Portanto, está claro que ninguém pode participar da "chuva serôdia", ou da plenitude do poder do Espírito Santo para testificar, enquanto não conhecer na própria experiência, não só que Deus perdoa pecados, mas também que ele concede a vitória sobre cada pecado que nos escraviza. Primeiro, é necessário que haja plenitude de vitória, e depois a plenitude do poder para testificar. Alguma coisa para contar, e depois o poder para contá-la.

Um comentário: