quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deus Quer Me Fazer o Bem

Por Bob Mumford

Deus Quer Me Fazer o Bem

“Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora, o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito. Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is. 48:16-17)

Quero chamar atenção sobre duas palavras: ensinar e guiar. Você sabe que muitas vezes nós somos intratáveis – não permitimos que os outros nos ensinem, nem nos guiem!? Esta característica é resultado da queda do homem. Quando ele caiu, ele se tornou um pequeno deus para si. Ele passou a conhecer ou escolher o seu próprio caminho. Por isso, uma das características marcantes de um cristão regenerado é a posse de um espírito tratável. Por outro lado, o sintoma mais destacado de alguém que está se entrelaçando em doutrinas falsas ou heresias é um espírito que se torna impossível de ser ensinado. Não há jeito de conversar com estas pessoas, nem persuadi-las. Elas se tornam muito duras, convencidas e indomáveis.

Eu percebo o próprio coração de Deus nestas palavras de Isaías. Ele queria, com grande ansiedade e dor no coração, ensinar a Israel o que lhe seria útil, e guiá-lo pelo caminho certo. Veja os próximos versículos:

“Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar; também a tua descendência teria sido como as ondas do mar; também a tua descendência teria sido como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim.”(id., 18-19)

Quero que você perceba algo aqui, enfaticamente! A INTENÇÃO DE DEUS É FAZER-LHE O BEM! Esta afirmação terá que ser uma pedra fundamental do nosso entendimento nestes estudos. Tudo que Deus faz é com a finalidade de redenção. Todo movimento d’Ele, tudo que Ele muda, toda operação d’Ele, tudo que Ele toca, é para o fim de redimir é para o meu bem.

Faz só uns quatro anos que pessoalmente eu me submeti aos caminhos de Deus. Honestamente, no interior do meu coração, eu pensava que era capaz de melhorá-los. Você já notou que Deus não age da maneira que você gostaria que agisse?

O Salmo 103:7 diz: “Manifestou os seu caminhos a Moisés, os seus feitos aos filhos de Israel.”

Pouco tempo depois da minha conversão eu ouvi alguém pronunciar e comentar sobre estas palavras. Como resultado comecei a me levantar todo dia de madrugada para orar. E o clamor do meu coração era: “Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos!” Esta é uma oração muito séria.

Heb. 3:10 diz: “Por isso me indignei contra essa geração...eles também não conheceram os meus caminhos.”

A palavra “indignar” no seu sentido original é relacionada com amor. E Deus Se indignou com Israel, porque este não conheceu os Seus caminhos. Como são estranhos os caminhos de Deus! É justamente sobre este tema que quero falar nestes estudos. Queremos abrir nosso entendimento e ver como são os caminhos de nosso Deus.

Volte a Isaías 48:18 e medite nestas palavras: “Ah, se tivesse dado ouvidos aos meus mandamentos!” Que você sente aí? Que está atrás destas palavras? Você pode perceber o bater, o sentimento, do próprio coração de Deus?

Ele não queria fazer mal a Israel. Pelo contrário, queria lhe fazer o bem. Tem sido a Sua intenção, igualmente, fazer o bem nas nossas vidas. Mas eu não sabia disto. O Senhor queria me guiar por todo este caminho. Mas quando olho para trás, vejo os rastos dos meus calcanhares, fincando-se no chão, e resistindo-lhe a cada passo! Cinco quilômetros, o Senhor me arrastou, implorando, rogando, obrigando, martelando minha cabeça. E eu não sabia que com tudo isto Ele queria me fazer o bem! Se soubesse, teria me entregue a Ele há três anos!

Mas da próxima vez, torno a resirtir-lhe. Parece que a gente nunca chega ao ponto de honesta e inteiramente aceitar o fato de que nosso Pai não pode nos fazer o mal. Ele não pode nos trair, nem nos “passar para trás”!
 
Homens do Novo Testamento

Eu estive, certa vez, numa reunião com uns quinze outros pregadores. Como sempre acontece quando muitos pregadores se reúnem, nós estávamos muito espirituais, dispostos a tomar a cidade inteira por Jesus. Íamos invadir a região, estabelecer uma igreja do Novo Testamento, entrar na Festa dos Tabernáculos, enfim, ser vencedores! Depois alguém disse: -- Só tem uma coisa a respeito da igreja do Novo Testamento: é preciso ter homens do Novo Testamento!

Com isto, comecei a enxergar alguma coisa nos propósitos de Deus que tem me ajudado muito através nos anos. É uma coisa falar da Festa dos Tabernáculos, e transbordar da glória destas coisas: igreja do Novo Testamento, ordem divina, vencedores, tempo do fim, filhos amadurecidos de Deus. É outra coisa ter homens do Novo Testamento vivendo e andando entre nós!
Quando ouvimos mensagens sobre a Festa dos Tabernáculos e a glória de Deus, alguma coisa tem que operar dentro de nós para dizermos: “Ó Deus, não quero apenas ver isto. Quero que Tu inicies algo no meu espírito que me faça realmente experimentar e alcançar tudo que o Senhor tem para mim!” Esta é a parte dolorosa, quando é imprescindível saber que Deus está nos fazendo o bem!

Na minha própria experiência, eu me cansei tanto de ouvir profecias onde o Senhor prometia estar conosco, não nos deixar, e que Ele nos amava, etc., etc. Nós precisamos de crer que o Senhor só pode nos fazer o bem, e que o Senhor nunca pode nos deixar – aliás, é impossível esconder-se d’Ele. Vamos eliminar estas dúvidas.

Deus não pode nos falhar, nos desamparar, nos deixar no meio da batalho ou nos levar até o meio do caminho para depois nos deixar cair. No meio das aflições Ele foi aflita conosco, identificado com Seu povo. Ele se tornou um conosco!

Eu creio que Deus está fazendo alguma coisa na terra. Faz pouco tempo, fui convidado a falar numa série de reuniões em uma igreja católica. Na primeira reunião havia umas quarenta pessoas. Na última havia aproximadamente quatrocentas e cinqüenta, com quinze sacerdotes e dezoito freiras. Comecei a falar do meu coração, por uma hora e meia. Nunca vi tanta fome e desejo de coração, tanto respeito e atenção. No fim, para não assustar ou expor alguém a algo de que não iria gostar, eu convidei aqueles que tinham mais interesse no Espírito Santo para uma pequena sala atrás. Quando cheguei lá, estava superlotada de pessoas também, e ficamos por mais uma hora e meia, falando sobre os dons do Espírito, e a obra de Deus. Muitos receberam o Espírito aí mesmo, na igreja católica! Saí de lá dizendo:

-- Ó Deus que eu faça parte desta obra gloriosa!

Mas alguém dirá:

-- Mas, Bob, você está fazendo parte já!

Ouça o que vou dizer. Eu poderia estar na frente, e falar sobre a obra de Deus nestes dias, e eu mesmo nem fazer parte dela! Não adianta nada eu entender todas estas coisas, e até poder ensiná-las aos outros, se eu mesmo não estiver experimentando e praticando – vivendo no mover de Deus.

O Ribeiro que Secou

Elias estava sentado perto de um ribeiro, naquela seca em Israel, quando de repente, este secou. Ele começou a se queixar: -- Senhor, que estás fazendo comigo? Este ribeiro não veio de Ti, para minha provisão?

-- Sim. Deus respondeu.

Que Elias fez então? Levantou-se e repreendeu o diabo?

Não. Deus explicou: -- Elias, este ribeiro secou porque eu quero abrir uma outra fonte.

Mas digo uma verdade. Este ribeiro está secando. Os ministérios individuais estão secando. Em outro lugar Deus está abrindo uma outra fonte, chamada o Corpo de Cristo. E à medida que o ribeiro novo começa a fluir, há muita sujeira e impureza inicial que começam a sair a ser levadas pelas primeira enxurradas. Se virmos algumas manifestações ou operações esquisitas dentro deste Corpo que está se formando, podemos ficar tranqüilos, pois as águas se limparão.
Este movimento chama-se o Corpo de Cristo, ou também “Funcionamento de Cada Membro.” É quando cada homem, mulher e criança participa e se envolve no derramamento e fluir do Espírito de Deus. Como resultado, quebra-se aquele padrão duplo de ação (clero e leito, teórico e experimental).
“Eu Conquistei o Mundo”

Em João 16:33, nós lemos: “No mundo tereis aflições” – esta é uma promessa e ela é sua – “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – ou literalmente: “Eu conquistei o mundo.”

Um judeu, de aspecto comum, estava falando. Ele era tão normal que foi preciso que Judas o beijasse para ser identificado (Lucas 22:47). Ele tinha doze discípulos, um dos quais era o traidor. Após ter pregado por três anos e meio, tudo dera errado. A “instituição”, a igreja, a política, tudo estava contra Ele. Metade do povo nem sabia quem Ele era.

E aí Ele estava com os onze discípulos, cheios de medo, dizendo-lhes: “Eu conquistei o mundo!” No meio de anarquia, confusão, tudo errado, com onze discípulos amedrontados, espiritualmente dormindo, no fim do Seu ministério, Ele ainda diz: “Eu conquistei o mundo!” Ou Ele foi o Filho de Deus ou Ele era um doente mental.
Agora, se Jesus disse “Eu conquistei o mundo”, será que você pode dizer o mesmo? Como testemunho, como declaração do seu direito, sim. E como experiência?

“Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:5)

“Maior é aquele que está em vós que aquele que está no mundo.” (I João 4:4)

“Ao vencedor (ou ao conquistador) dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono.” (Apoc. 3:21) Quando será este trono, agora ou no milênio?

Reinando em Vida

Jesus deu-nos esta verdade em forma embrionária; Paulo nos dá a mesma verdade, explanada em Romanos 5:17.

“Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.”

Onde reinaremos? Em vida! Aqueles que receberem o dom da justiça, ou seja, aqueles que forem justificados, feitos justos pela fé, estes reinarão em vida, como reis!

Primeiramente, Jesus vem nos conceder o dom da justiça, imputar-nos justiça, batizando-nos também nas águas e no Espírito Santo. Se você já recebeu tudo isto, será que falta ainda alguma coisa?

Irmão, o que o Senhor faz por você (arrependimento, justiça, batismo nas águas e no Espírito Santo) é feito por você a fim de prepará-lo para que Deus possa fazer algo em você. Depois de imputar-lhe a Sua justiça, Ele ainda tem que operar Sua natureza em você.

Ele quer operar algo em você até que você possa ficar no meio da pior situação imaginável, e dizer: “Eu conquistei o mundo”, creia ou não! O que o Senhor quer na vida de todo crente é a capacidade de reinar no meio da situação.

Nós temos aprendido que a situação deve mudar para podermos reinar.

-- Se o vizinho mudasse, eu teria vitória!

-- Ore por minha esposa, pois é impossível ser espiritual enquanto ela continuar assim!

Mas o Senhor tem nos feito o bem em colocar-nos naquela situação! Ele está nos guiando no caminho em que devemos ir, não naquele que queremos. E por isto resistimos a Deus, porque não queremos ir por aquele caminho que Ele escolheu.

É minha convicção, em vista de tudo que Deus está fazendo hoje, que somente aqueles que obtiverem vitória pessoal nas suas vidas enfrentarão o desafio de hoje e fluirão com o mover do Espírito nestes dias. Não é que alguns serão super-espirituais, ou mais santos. O que Deus está fazendo é aberto a todos, e Ele tem como objetivo nos levar a vitória completa nestes dias.



Extraído do livro "Bob Mumford - A Patrola de Deus"
 
 
 

4 comentários:

  1. Como é necessário ter fé nos momentos de luta, pra realmente descansar em Deus... como naquela música "o Senhor nunca me deixou
    na tempestade ou na paz", depois que a gente passa pela situação a gente vê que realmente Ele sempre está com a gente, mas na hora mesmo é tão difícil..... quero mais fé! quero confiar mais! :/

    ResponderExcluir
  2. É verdade. A coisa boa é saber que Deus não muda. Nós mudamos. Todos mudam. Menos Deus. Então, se ele é totalmente bom e amoroso, isso nunca muda. Louvado seja o SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  3. "O que o Senhor quer na vida de todo crente é a capacidade de reinar no meio da situação".

    Incrível...

    ResponderExcluir