sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Invasão Divina - Parte I


Por Bob Mumford


A Invasão Divina - Parte I

Promessa, Princípio, Problema e Poder

Um dos versículos mais importantes da Bíblia é Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Aqui temos uma definição clara da posição legal do cristão. Baseado nesta posição Paulo declara o tema nos nossos estudos: “Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça, reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” (Romanos 5:17)

Paulo está explicando que a pessoa entende a sua posição legal em Cristo deve reinar experimentalmente em vida. Se você foi justificado pela fé, recebendo graça abundante, não poderá acontecer outra coisa. No plano de Deus não há outra alternativa. Quando Ele concede justiça a você, é a fim de prepará-lo para reinar!

Agora é essencial entendermos uma lei importante e irrevogável dos tratamentos de Deus. Quando Paulo diz que o homem que receber a abundância da graça e o dom da justiça reinará em vida, ele está nos dando uma promessa. Quando Deus quer fazer algo novo em nossas vidas, Ele sempre inicia com uma promessa. É o primeiro passo nos seus tratamentos conosco. Muitos crentes acham que é também o último. Recebem promessas grandiosas do Senhor, contudo vivem como mendigos espirituais. A realidade é que Deus só iniciou Seu tratamento. Ainda há mais pela frente.

Estudando o livro de Romanos, nós descobrimos que depois da promessa do capítulo 5:17, Paulo nos ensina o princípio no capítulo 6. É o segredo de como alcançar a promessa e reinar em vida. Precisamos de ser sepultados com Cristo, ressuscitados com Cristo, mortos para o pecado. Precisamos de oferecer-nos a Deus como instrumentos de justiça. Este é o princípio.

Romanos 7:15, 16 descreve o membro normal de igreja: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. Ora se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.”

Este é o terceiro passo nos tratamentos de Deus, e nós o chamamos de problema. Eu posso lhe assegurar que você nunca chegará ao quarto e último passo sem atravessar este problema. Em cada uma das operações de Deus que eu já observei, sempre houve um problema entre a promessa e seu cumprimento. Todo homem de Deus, tanto na Bíblia, como nos nossos dias, atravessou um problema entre a promessa divina e sua concretização.

No caso que estamos examinando, o problema é este: O que eu faço, eu não quero fazer. O que eu não quero fazer, isto eu faço. Depois eu me arrependo, repreendo o diabo – e torno a fazê-lo outra vez. Que é isto? Versículo 16 explica o que é: “Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.”

Eu sei o que deveria ser, mas também sei onde eu estou na experiência. É neste ponto que o cristão começa a enfrentar o problema verdadeiro.

“Agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Ro. 8:1). A promessa se realizou. Estamos no quarto passo, que é o poder. Estamos reinando em vida.

O erro é que todos usam este versículo antes de sair do problema. Você não pode continuar citando estas palavras, como uma espécie de exercício mental! Seu coração está o condenando e você bem o sabe. Você diz: -- Eu estou em Cristo, e portanto, nenhuma condenação há.

Isto é verdade legalmente. O que realmente está acontecendo, porém, é que você conheceu a promessa, e talvez um pouco do princípio. Quando você entrou no problema, você recuou, e portanto, não chegou ao poder.



O Problema está no Deserto

Você sabia que entre o Egito e a terra prometida havia um deserto? E que no meio daquele deserto havia um monte? Deus falara a Israel lá no Egito: -- Eu tenho uma terra que mana leite e mel para vocês. Eu tenho muito poder para vocês. Vou expulsar todos os seus inimigos diante de vocês. Vou lhes mostrar como matar os gigantes.

Os israelitas começaram a jubilar e regozijar-se. Mas Deus continuou: -- Só há uma coisa. Têm que passar por um deserto.

Eles não se desanimaram. Dispuseram-se a passar. Miriã pegou o tamborim e todos começaram a dançar. Porém isto não continuou muito tempo. No primeiro lugar que chegaram não encontraram água. Qual foi a reação deles? Murmuraram e se queixaram.

Perguntaram a Deus: -- Que queres fazer conosco? Matar-nos?

-- Exatamente, Deus respondeu.

Veja só. Na primeira provação no deserto, eles falharam. Deus tem um recurso muito eficaz para aqueles que falham no deserto. Sabe qual é? Dar mais uma volta em torno daquele monte!

Todas as promessas foram dadas no Egito. Elas são válidas apenas legalmente. Precisam ainda de ser desenvolvidas na experiência. É exatamente para isto que serve o deserto. Se você correr do deserto, não há mais nada que Deus poderá fazer por você. A única maneira que Ele tem de cumprir as Suas promessas experimentalmente na sua vida é pelo deserto.

Você sabia que a maior parte dos cristãos morre no deserto? Eu já dei tantas voltas naquele monte na minha própria vida que nem sei contar. Mesmo assim, quando chego num lugar e não encontro água, começo a estourar e murmurar: -- Ó Deus, porque o Senhor faz isto comigo?

-- Está bem, Deus diz. Dê mais uma volta naquele monte. Estou no problema. O que quero fazer, isto eu não faço.

Romanos 8 representa a terra prometida. É impossível entrar experimentalmente nesta terra sem antes receber a promessa, aprender o princípio e passar pelo problema. É quando você enfrenta o problema que você começa a entender o que Deus quer fazer com você. E quando o seu homem interior está completamente tranqüilo no meio das circunstâncias contrarias, é porque você está começando a reinar em vida. Isto é experimental e é o que Deus quer para você.

É possível apenas falar sobre nossa posição em Cristo, e todas as conseqüências da nossa identificação com Ele. Mas se passarmos a vida toda só falando, falando, eventualmente chegaremos a uma decepção ao descobrir que realmente isto não funciona. Descobrimos que estamos apenas praticando exercícios mentais. Não possuímos de modo algum aquela provisão que Deus tem para nós. Concluímos que alguma coisa está muito errada.

Precisamos de entender profundamente esta lei de Deus. Primeiro vem a promessa. Tudo que Deus dá ao cristão é dado em forma de promessa. Depois vem o princípio, e em seguida o problema. É o seu sucesso no problema que lhe trará o poder. Infelizmente a maior parte dos cristãos passa a vida toda dando voltas no monte.

A nação de Israel gastou quarenta anos no deserto por causa de suas murmurações, rebeldias e atitudes de espírito. Jesus passou o mesmo deserto em quarenta dias! Não é necessário você passar a vida toda sofrendo tratamentos duros de Deus para quebrar, dominar e moldar a sua vontade. No entanto a maior parte dos cristãos passa a vida exatamente assim. Sabe porque? Porque resiste a Deus através de sua caminhada toda.

Ao invés de aceitar a mão de Deus na sua vida, culpa o diabo por tudo que lhe acontece.

Jesus passou pelo deserto em quarenta dias porque Se firmou na Palavra de Deus, e enfrentou o inimigo. As tentações, provações e armas do diabo vieram contra Ele e caíram ao chão. Sua promessa foi transformada em podem em Lucas 4. A promessa viera no batismo: “Tu és o meu Filho amado.” Passando pelo problema no deserto, Ele entrou no poder: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos...” (Lucas 4:18). As promessas se tornaram realidade porque Ele enfrentou o deserto e o conquistou.


Extraído do livro "A patrola de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário