terça-feira, 12 de outubro de 2010

Prepare-se para a Invasão Divina

Prepare-se para a Invasão Divina



Muitos cristãos esperam um toque de uma vara mágica para trazer-lhes a vida de Cristo. Como seria bom se um grande homem de Deus chegasse e, impondo as mãos, restaurasse em um momento o que vinte ou trinta anos destruíram! Há momentos em que, realmente, a operação de dons e ministérios no Espírito trazem libertação e vitória que nunca seriam obtidas de outra maneira. Quando, porém, os muros da cidade se acham em ruínas, é necessário que eles sejam reconstruídos pedra por pedra.

O espírito desta pessoa manifesta esta sede profunda de alcançar tudo que Deus providenciou para nossa experiência, pedindo para sair do domínio e escravidão da alma e do corpo. O clamor deste espírito dentro da pessoa é que determina como ela prosseguirá com Deus. Vai estacionar-se espiritualmente, ou vai caminhar mais? A pior condição para um filho de Deus é a “petrificação” ou “cristalização”. Ele se torna incapaz de mudar ou acompanhar aquilo que Deus está fazendo na terra. Ele é rígido, imóvel, complacente e satisfeito.

O clamor do espírito sedento e desejoso de andar com o Senhor é: -- Ó Deus, entra na minha vida e me transforma!

O resultado, como já vimos, é -- a invasão divina!

Quando a invasão divina vem ao nosso rumo, nós temos duas alternativas muito simples:

a) Vendo a chegada da patrola, na providência de Deus, para nos transformar, podemos passar nosso tempo de oração e de reuniões preparando nossos espíritos para que durante a invasão sejamos firmes e confiantes, sem vacilar;

b) Ou – a invasão virá assim mesmo!

A patrola vem queira você ou não. É impossível impedi-la. No entanto, se você não estiver preparado, você entrará numa confusão e turbilhão de dúvidas. Você rejeitará o propósito que Deus procura realizar em sua vida. Muitas pessoas chegam a “abandonar a sua confiança” (Heb. 10:35), perecendo espiritualmente. Outras pessoas se amarguram profundamente contra Deus. Isto ocorre porque não se encontram preparadas para a invasão divina. Nunca foram ensinadas que os tratamentos de Deus fazem parte do Seu propósito de nos fazer o bem. Lutam contra os caminhos do Senhor, resistindo-Lhe sempre, pois foram condicionadas a ver o diabo nas circunstâncias contrárias. Nas palavras do profeta Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (cap. 4:6); e ainda: “...e conhecem ao Senhor” (cap. 5:4).

Portanto, cabe aqui uma advertência bem séria. Se você estiver satisfeito com sua “passagem ao céu” ou seu “seguro” dos fogos infernais; se você estiver simplesmente querendo fazer o seu “lar no céu” – é melhor que você deixe esta mensagem agora mesmo! Não brinque com Deus! Você tem que ter esta oração, este clamor no seu espírito que diz: -- Ó Deus, certamente há muito mais na experiência cristã do que isto que eu estou vivendo agora. Eu quero que Tu me invadas com Teu poder à fim de me levar ao padrão da Palavra de Deus, onde o espírito reina sobre alma e corpo!

Somente aqueles que estão preparados permitirão que o Senhor os leve na longa jornada de volta ao coração de Deus. Pois é só quando iniciamos esta jornada de restauração que vemos realmente o quanto que nós caímos, e quanto Deus precisa de fazer em nós para nos levar à posição que corresponde ao Seu plano perfeito. Se não tivermos uma sede imensa, uma ansiedade insaciável, de conhecer e experimentar esta posição, nunca entenderemos e nem suportaremos a longa e árdua caminhada de restauração por onde Deus nos levará. Mas nosso espírito deve estar clamando: -- Há um lugar de descanso completo, de sossego total, perto do coração de Deus. Eu quero conhecê-lo!

Veremos a seguir, quatro princípios básicos e fundamentais, que poderão orientar qualquer cristão sincero, que estiver buscando preparar-se para a invasão divina.



Primeiro Princípio: Como estão os seus alicerces?

Heb. 6:1-3: “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir.”

No versículo 1, a tradução literal do grego seria: “...deixemo-nos ser levados para a maturidade...”. Quando vi esta verdade, meu modo de pensar foi revolucionado. Não é o homem que prossegue no caminho de Deus. Pelo contrário, somos levados durante este caminhar todo pelo Senhor. E quando diz em v. 3: "Isso faremos, se Deus permitir", a Palavra está dizendo que seremos levados a maturidade, se Deus assim quiser nos conduzir.

Talvez isto não seja significante a você. Contudo existe aqui um princípio muito fundamental que explica porque Deus age de maneira contrária na vida de certos crentes. Eu já vi Deus impedir repentinamente o desenvolvimento espiritual de algumas pessoas. Elas estão crescendo, e desejando prosseguir com o Senhor, quando, inesperadamente, Deus fecha todas as portas e paralisa sua vida espiritual. Eu chamo este “bloqueio” de Deus de “resistência divina”.

Por que Deus resiste o progresso espiritual de certas vidas? Porque se uma pessoa não tiver uma base certa na sua vida, um alicerce sólido, a vinda da patrola vai prejudicar ao invés de ajudá-la. Já vimos que sem a patrola não haverá crescimento espiritual, visto que é o recurso que Deus usa para quebrar nossas estruturas de hábitos. Se, no entanto, a pessoa que está caminhando com Deus não tiver um alicerce espiritual conforme à Palavra de Deus, será impossível receber os tratamentos divinos necessários a seu desenvolvimento.

Por causa da importância fundamental, portanto, destes alicerces espirituais, nós vamos examinar na Palavra de Deus exatamente como estas pedras devem ser lançadas na vida de um cristão.
Três chaves – Três alicerces

Atos 2:38: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Em Mateus 16:19: Jesus havia prometido entregar as chaves do reino a Pedro. Agora, em resposta à pergunta da multidão, de como se poderia entrar no reino de Deus, Pedro está revelando estas chaves. Temos aqui três chaves que abrem o caminhar com Deus. São as três pedras do alicerce espiritual que devem ser lançados na vida de todo crente. Se não tivermos estas pedras, Deus impedirá nosso desenvolvimento na vida espiritual. Quais são elas?
1) Arrependimento, o novo nascimento;

2) Batismo nas águas;

3) Batismo com o Espírito Santo.
Estas três chaves não representam desenvolvimento na vida do filho de Deus. Pelo contrário, são pré-requisitos, pedras do alicerce, que devemos possuir, antes que Deus inicie Sua obra de nos aperfeiçoar.

A primeira pedra do alicerce pode ser encontrada também em I Coríntios 3:11: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.”

Este alicerce citado por Paulo é a mesma chave de Pedro de arrependimento. Existe uma pedra fundamental na vida de todo crente. É Jesus Cristo, a pedra angular. Ele é o fundamento de todas as coisas que Deus já fez, e que Ele irá fazer. Ele é a primeira pedra do alicerce. O batismo nas águas vem com a segunda pedra, e o batismo no Espírito Santo como a terceira.

Imagine a construção de uma vida em Cristo como a edificação de um prédio. Depois que alguém lança na sua vida todas estas três pedras, podemos ainda dizer que ele não construiu coisa alguma! Ele simplesmente chegou até o nível térreo! O alicerce foi lançado e tudo está pronto agora para começar a construção do prédio. No entanto, quantos cristãos acham que alcançaram a plenitude da vida espiritual simplesmente porque chegaram até o terceiro passo que é batismo com o Espírito Santo? Onde está o edifício? Onde está o templo, aquela construção, que tanto Deus como os homens procuram em nós? Quando realmente olhamos, descobrimos que aquela pessoa não tem nada. Por que? Simplesmente porque ela só lançou o alicerce, e achando que já alcançara tudo, parou!

No livro de Atos, encontramos um caso que ilustra este assunto. No capítulo 19, vemos Paulo chegando em Éfeso. Ele encontra lá vários discípulos, e observando-os, descobre uma falta neles. Qual foi o problema? Nem sabiam o que era “receber o Espírito Santo”. Uma pedra faltando. Continuando a perguntar, Paulo descobre que nem foram batizados segundo a Palavra. Outra pedra faltando. Só tinham uma pedra, o arrependimento, e a fé em Jesus Cristo. Consequentemente, Paulo os batizou, e impondo-lhes as mãos, receberam o Espírito Santo.

Quando eu encontro pessoas que manifestam uma barreira em suas vidas espirituais, eu sigo o exemplo de Paulo. Por que é que não conseguem prosseguir no seu caminhar com Deus? Será que a culpa é do diabo? Absolutamente. É o próprio Deus que coloca a barreira, justamente porque não encontra nesta vida um alicerce sobre o qual Ele possa construir. Que é que eu faço? Pergunto como Paulo perguntou, examinando os alicerces:

-- Você já foi batizado no Espírito Santo, falando em outras línguas e profetizando?

-- Você já foi batizado nas águas?

-- Você realmente conhece a Jesus como seu Senhor?

Não só é possível o crente ter uma ou mais pedras de seu alicerce faltando, como também ele pode ter fendas, brechas ou falhas em uma das suas pedras. Quando as pessoas trazem problemas com espíritos estranhos, ou tormentas malignas, até hoje, sempre encontrei algo errado com seus alicerces. Cada crente deve aprender a examinar os seus próprios alicerces espirituais.
Jesus, o Filho do Deus Vivo

Jesus já havia trabalhado muito tempo na vida de Seus discípulos, quando um dia Ele perguntou:

-- Quem sou eu?
Foi Pedro quem respondeu:


-- Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Jesus estava lançando a pedra fundamental na vida de Pedro. Ele não podia fazer mais nada na vida dele, enquanto não lançasse esta pedra. Jesus não era um homem bom. Ele é Cristo, nascido de virgem, o Filho do Deus vivo.

Jesus sabia que Pedro ia precisar desta pedra. Depois que a patrola passou pela vida de Pedro, não ficou uma coisa sequer para aproveitar, salvo esta confissão dele! Há pessoas hoje que estão longe do Senhor, e cuja única esperança está nesta pedra que uma vez foi lançada definitivamente em suas vidas. Eu tenho confiança na pedra – não nas pessoas.

É evidente que se esta pedra não for lançada firmemente na vida de uma pessoa, ela não será permitida por Deus a caminhar com Ele.
Experiência – Não Documento

Para caminhar com Deus, é preciso possuir uma experiência genuína e bíblica de batismo nas águas, na qual você sepultou a sua velha vida, e ressuscitou em novidade de vida. Batismo não é uma doutrina para discutirmos com outros crentes. Batismo não é um símbolo exterior de uma obra “espiritual” ou interior. Pelo contrário, é o poder de Deus pelo qual uma vida velha, natural e humana, é enterrada de uma vez, definitivamente.

Existe uma sepultura entre você e sua vida passada. Você desceu nesta sepultura, e deixou ali toda a escravidão do pecado. Agora está completamente livre. Você tem vida nova!


A vontade de Deus é que esta vida adâmica, com todos os seus feitos e desejos, seja sepultada e destruída de uma vez por todas. Devemos ter muito cuidado, mesmo em testemunhos sobre nossa experiência de salvação não glorificar o pecado, e nem lhe dar ênfase. Efésios 5:12 diz que até referir a estas coisas é vergonha.

Uma Fonte Entupida

Há uma terceira pedra do nosso alicerce. Você precisa de ter uma experiência genuína, constante, e neotestamentária, do batismo no Espírito Santo. Sua fonte deve estar jorrando incessantemente, transbordando de alegria e gozo no Espírito Santo. É minha convicção que todo crente deveria orar no Espírito todos os dias, e o dia todo!

Muitas pessoas possuem um “batismo no Espírito Santo” que constou apenas de alguns sons estranhos, quase que repetidos após alguém. Falar em línguas estranhas não é um fenômeno psíquico, nem necessariamente emocional. Pode trazer as emoções, mas não depende delas. Pelo contrário, é um dom que Jesus nos deu porque precisamos dele.

Jesus disse que dentro de nós há uma fonte que jorra para vida eterna. Receber o Espírito Santo nada mais é que o início desta fonte. Falar em outras línguas como uma primeira experiência é deixar esta fonte se manifestar através da boca. A boca é a saída de uma fonte que temos em nosso espírito.

Esta fonte pode ficar entupida por vários tipos de obstáculos. Neste caso ela pára de fluir. Dúvidas, temores, incredulidade, amargura, ressentimentos – tudo isto poderá impedir a saída espontânea desta fonte do nosso interior. Nossa tendência é achar que estas coisas, quando manifestam numa pessoa, são sinais de operação de um demônio. Mas o que realmente falta é o fluir daquela fonte. Quando ela começa a correr novamente, ela simplesmente dissolverá e levará consigo toda aquela sujeira que se acumulava no espírito da pessoa.

Conseqüências

Eu creio que qualquer pessoa que faltar uma ou mais pedras do seu alicerce, ou cujas pedras apresentarem falhas ou rachaduras, sofrerá três conseqüências na sua vida espiritual.

1) Deus vai proibir essa pessoa de continuar no seu caminhar com Ele. Deus vai resistir seu progresso por todos os lados, e principalmente em suas orações. Isto se deve ao fato de que sem um alicerce completo, qualquer desenvolvimento espiritual lhe seria muito perigoso.

2) Esta pessoa será aberta à atividade demoníaca. Poderá sofrer tormentas, sugestões ou outras coisas que não precisaria de aceitar. Satanás, como uma cobra, procura entrar no prédio através de brechas no seu alicerce.

3) Ao chegar uma patrola na vida desta pessoa, a sua falta de alicerce pode contribuir à sua própria derrota.

Ela poderá se amargurar, se apavorar, ou mesmo deixar o Senhor. Heb. 10:35 fala sobre aqueles que abandonam a sua confiança. Por que isto acontece? Devido à ausência de uma dessas pedras no alicerce espiritual. E lembre-se de que cada uma destas pedras representa uma experiência genuína, real e constante. Deus não permitirá seu desenvolvimento espiritual se você estiver confiado em um acontecimento vago e passado.

Jesus é Senhor da sua vida hoje!

Você está morto à sua velha vida hoje!

Você tem uma fonte no seu interior fluindo hoje!
















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário