sábado, 30 de outubro de 2010

Wesley L. Duewel - Em Chamas para Deus



Seja Cheio com o Espírito

Não existe um mandamento mais abençoado na Palavra para você como cristão do que "enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18). Ele é paralelo e subjacente ao mandamento de Cristo a Seus discípulos para que não começassem o seu ministério até serem revestidos com poder do alto (Lc 24:48). Eles deveriam aguardar até serem batizados com o Espírito Santo (At 1:4-5). Quando isto foi cumprido no dia de Pentecostes, outro termo foi usado. Eles ficaram "cheios do Espírito Santo" (At 2:4). Pedro explicou que esta promessa do Pai não era só para os 120, mas disse ele: "para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isso é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar" (At 2:39).

Quando Pedro explicou que os romanos na casa de Cornélio haviam recebido a mesma experiência que os 120 no Pentecostes, ele disse que o coração deles estava purificado pela fé (At 15:8-9). Os dois elementos essenciais são, portanto, pureza e poder. As manifestações externas do Espírito podem ser variadas ou não estar presentes de forma alguma. Mas a necessidade essencial de cada um de nós é pureza e poder.

J. Gregory Mantle pergunta: "Uma coisa é ter o Espírito e outra muito diferente é estar 'cheio' do Espírito. Você pode estar cheio, como a árvore na primavera fica cheia de seiva; cheia no caule, cheia nas folhas. Você pode estar cheio do Espírito, como o ferro em brasa está cheio de fogo. Você pega o ferro, ele está frio, duro e negro. Você o coloca no fogo e o fogo entra nele, e em breve o fogo muda a sua cor. Esse ferro quase branco está agora possuído pelo fogo, interpenetrado pelo fogo dentro dele. É assim que somos cheios?"

É possível que você jamais tenha sido verdadeiramente enchido pelo Espírito. Cada pessoa no momento do novo nascimento recebe o Espírito Santo; assim sendo, cada verdadeiro cristão tem a habitação interior do Espírito (Rm 8:9). Todavia, o Espírito não enche você totalmente até que tenha feito uma entrega total do seu ser a Ele. Paulo se refere a isto como oferecer-se em sacrifício vivo (Rm 12:1). Só um cristão nascido de novo pode fazer isto.

O Espírito Santo não faz uma obra de purificação, santificação, enchimento e capacitação em ninguém que esteja em rebelião contra Deus. Primeiro o pecador deve ser regenerado e vivificado em Cristo. A seguir ele pode apresentar-se como sacrifício vivo para ser cheio, purificado e capacitado. Recebemos todo o Espírito no momento da salvação, mas Ele não opera todo o Seu ministério em nós ao mesmo tempo.

DETERMINAÇÃO DO ENCHIMENTO

Ser cheio com o Espírito é mais do que ter uma inclinação espiritual. Até certas pessoas não-salvas têm fome espiritual e são "espiritualmente inclinadas". Elas estão talvez em busca de Deus, de acordo com a sua luz. Mas, como Apoio, precisam conhecer mais adequadamente o caminho de Deus (At 18:26).

Não temos uma vida cristã até que venhamos a nascer de Deus. Não vivemos uma vida cheia do Espírito até sermos cheios do Espírito. Todavia, tendo feito uma entrega total do "eu", uma consagração completa como filhos de Deus, podemos ser cheios com o Espírito à medida que nos apropriamos da Sua plenitude pela fé. A seguir, enquanto nos mantemos abertos para o Espírito pela obediência e fé, podemos receber novos enchimentos do espírito, novos derramamentos, novas inundações de nosso ser mais íntimo, de tempos em tempos, conforme necessário e conforme pedirmos a Deus.

O primeiro passo decisivo e importante é o de colocar obedientemente de lado tudo que possa prejudicar a obra do Espírito, separando-nos de tudo que o Espírito nos mostre com a sua luz perscrutadora, rendendo-nos em total entrega que anseia por tudo que a graça de Deus pode fazer em nossa vida, e alegremente reivindicando pela fé todas as graciosas promessas de Deus. Devemos esvaziar-nos do "eu" antes de sermos enchidos com o Espírito. Nossa vontade carnal deve ser crucificada com Cristo. Entraremos então nessa nova e vitoriosa experiência cristã descrita de tantas formas: vida mais profunda, vida mais elevada, vida crucificada, vida vitoriosa, vida santa ou vida de repouso.

Louvar a Deus por tudo que Ele já fez por nós pode dar-nos a consciência das fraquezas que sabemos que Deus pode mudar pelo Seu poder, derrotas que sabemos que Ele pode transformar em vitória, e talvez contaminações que sabemos que Cristo pode purificar com o Seu sangue. Sabemos que temos a habitação interior do Espírito, mas compreendemos que o Espírito pode e deve possuir-nos mais completamente. Compreendemos agora o que Cristo quis dizer em João 14:17 com relação ao Espírito Santo. Antes de os discípulos terem o seu Pentecostes, Ele contrastou o relacionamento que eles tinham no momento com o Espírito com aquele que teriam depois do Pentecostes: "Ele habita convosco e estará em vós".

Tenha bom ânimo. O Espírito está dirigindo você para um novo passo e grau de consagração, de modo que a soberania de Cristo em seu interior possa ser muito maior do que você jamais imaginou ser possível. O Espírito está tornando você faminto daquilo que Ele deseja fazer em seu íntimo.

TESTEMUNHOS DO ENCHIMENTO

George Fox, fundador da Sociedade dos Amigos, nasceu de novo aos onze anos. Mas, aos vinte e três anos, depois de ter ansiado por uma experiência mais profunda, uma nova concessão de poder veio sobre ele.

A partir dessa ocasião, ele foi usado poderosamente por Deus, enquanto descrevia repetidamente o poder do Senhor nele e através dele. O poder do Espírito o revestia onde quer que fosse, e até a sua morte foi um poderoso instrumento nas mãos de Deus.

John Bunyan, depois de uma juventude tempestuosa e pecadora, foi convertido certa noite em que o Espírito Santo aplicou Hebreus 2:14-15 ao seu coração. Depois de um andar jubiloso com o Senhor ele lutou dois anos com Satanás. Deus finalmente usou 1 João 1:7 ("o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado"), e ele entrou na sua experiência da "Terra de Beulá". Embora passasse por provações, a partir de então sentiu-se esmagado pelo peso da graça e do poder de Deus. Deus usou-o poderosamente, durante seus doze anos de prisão, nos quais ele escreveu seus famosos livros.

William Penn, o famoso quacre que fundou a Pensilvânia, era um grande conquistador de almas. Ele nasceu de novo aos doze anos e aos vinte e dois consagrou-se plenamente e foi cheio com o Espírito depois de ouvir uma mensagem feita por um pregador quacre. Ele conta a respeito. "Paulo ora para que [os Tessalonicenses] possam ser completamente santificados... E quanto ao meu testemunho fiel... seja sabido de todos que me conheceram, que quando as indizíveis riquezas do amor de Deus me visitaram... fui imediatamente dotado de poder que me deu domínio sobre elas (isto é, sobre a conversação e os hábitos mundanos)".

John Wesley, depois de anos como cristão sincero, mas apenas nominal, incluindo o ministério tanto em sua terra natal como na América, nasceu maravilhosamente de novo com uma clara segurança da salvação em 24 de maio de 1738, num culto dos morávios na Aldersgate Street, em Londres. Mais tarde, nesse mesmo ano, ele começou a desejar uma experiência ainda mais profunda. Em 1º de janeiro de 1739, como já mencionei, ele, seu irmão Charles, George Whitefield e cerca de 60 outros continuavam em oração. Cerca das três da manhã, Deus derramou o Seu Espírito sobre eles de maneira poderosa. Numa tremenda capacitação, unção e plenitude do Espírito enviou os Wesleys e Whitefield para abrir uma trilha de salvação e reavivamento através das Ilhas Britânicas e nas colônias norte-americanas. O Espírito Santo continuou a mostrar o seu poder através de John Wesley até sua morte triunfante em 2 de março de 1791.

George Whitefield, que colaborou por algum tempo com os Wesleys, teve uma clara experiência do novo nascimento antes deles. Seus velhos amigos o julgaram insano por ser tão zeloso por Cristo. Mais tarde, ele passou dias e noites em oração e jejum por causa da sua batalha com o orgulho e outros defeitos íntimos. Mas Deus o abençoou grandemente e ele escreveu: "Oh! com que alegria minha alma se encheu, quando o peso do pecado se foi; uma sensação permanente do amor perdoador de Deus e uma plena segurança da fé penetraram em minha alma desconsolada!".

Mais tarde, na sua ordenação em 20 de junho de 1736, ele foi poderosamente cheio do Espírito Santo. Whitefield passara o sábado inteiro jejuando e orando e à noite foi para um monte fora da cidade onde orou por mais duas horas. No domingo ele levantou-se cedo para orar, a fim de preparar-se para a sua ordenação no altar da igreja. "Quando o bispo colocou as mãos sobre a minha cabeça", ele testemunhou mais tarde, "meu coração se derreteu e ofereci todo o meu espírito, alma e corpo para o serviço do santuário de Deus."

O Dr. Lloyd-Jones escreve:

Whitefield nos conta que percebeu, no seu Culto de Ordenação, o poder que vinha sobre ele. Ficou vibrando com a sensação de poder. No primeiro domingo depois da sua ordenação ele pregou na sua própria cidade... e foi um culto surpreendente (15 pessoas foram poderosamente convencidas e convertidas)... Os subseqüentes diários de Whitefield e suas várias biografias contêm inúmeros relatos de sua percepção do Espírito de Deus vindo sobre ele enquanto pregava, e também em outras ocasiões.

Lembre-se de que, até que surgisse o movimento pentecostal do século XX e se adotassem "batismo com o Espírito" ou "batismo no Espírito" como termos para uma experiência acompanhada pelo falar em línguas, essas designações eram geralmente usadas para o enchimento do Espírito. Moody, Torrey, Finney e muitos outros falavam constantemente dessa forma. Diversos professores bíblicos preferem não usar o termo "batismo" para o enchimento, a fim de evitar confusão com os ensinos das igrejas pentecostais. Charles G. Finney era um jovem advogado que durante dois dias lutou com Deus sob a profunda convicção do pecado. Em 10 de outubro de 1821, ele foi para um monte fora da cidade e passou toda a manhã em oração. Ele estava decidido a encontrar Deus ou morrer na tentativa e finalmente apegou-se à promessa de Deus em Jeremias 29:13. Deus levantou o fardo do pecado e o encheu de paz. Naquela noite teve uma visão de Cristo, caiu aos pés dEle e os banhou com lágrimas. Ele descreveu o que aconteceu a seguir:

Recebi um poderoso batismo do Espírito Santo. Sem esperar, sem jamais ter pensado nisso, que pudesse haver tal coisa para mim, sem qualquer memória de já ter ouvido isso mencionado por qualquer pessoa no mundo, o Espírito Santo desceu sobre mim de um modo que pareceu atravessar-me, corpo e alma. Eu podia sentir a impressão, como uma onda de eletricidade, traspassando-me muitas vezes. De fato, ela parecia vir em ondas de amor líquido, pois não posso definir a sensação de qualquer outro modo. Parecia o próprio sopro de Deus. Posso lembrar distintamente que era como se me abanasse, como asas imensas.

Não há palavras para expressar o amor esplendoroso que se espalhou em meu coração. Chorei alto com alegria e amor... Essas ondas continuavam vindo, uma após outra, até que me lembro de ter gritado "Morrerei se essas ondas continuarem passando sobre mim". Eu disse: "Senhor, não agüento mais", todavia, não tinha qualquer medo da morte. (2)

Dwight L. Moody já havia sido grandemente usado por Deus em Chicago. Duas humildes mulheres da Igreja Metodista Livre oravam fielmente por ele durante os seus cultos de domingo. No final dos cultos elas lhe diziam: "Estivemos orando pelo senhor". "Por que vocês não oram pelo povo?", perguntava o Sr. Moody. "Porque o senhor precisa do poder do Espírito", foi a resposta. "Preciso do poder!", disse ele relatando o incidente mais tarde: "Eu julgava ter poder. Tinha a maior congregação de Chicago e havia muitas conversões!"

Certo dia Moody disse a elas: "Gostaria que explicassem o que querem dizer". Elas então lhe contaram sobre o enchimento definido do Espírito Santo. Ele pediu-lhes que orassem com ele e não só por ele. Pouco depois as suas orações foram repentinamente respondidas na Wall Street em Nova Iorque. O colaborador de Moody, Dr. R. A.Torrey, descreveu o ocorrido. "O poder de Deus caiu sobre ele enquanto andava pela rua e teve de correr para a casa de um amigo e pedir um quarto onde pudesse ficar sozinho, e ali ficou durante horas. O Espírito Santo veio sobre ele, enchendo sua alma de tanta alegria que, finalmente, teve de pedir a Deus para suspender a Sua mão, para que não morresse ali mesmo de pura alegria. Ele foi embora daquele lugar com o poder do Espírito Santo sobre a sua pessoa."

O próprio Moody disse: "Eu estava chorando todo o tempo, pedindo a Deus que me enchesse com o Seu Espírito. Bem, certo dia, na cidade de Nova Iorque — oh, que dia! — não posso descrevê-lo... só posso dizer que Deus se revelou para mim, e tive tal experiência do seu amor que foi preciso pedir-lhe para suspender a sua mão. Voltei a pregar. Os sermões não eram diferentes; não apresentei novas verdades; todavia, centenas de pessoas foram convertidas. Não queria voltar ao ponto em que estava antes dessa bendita experiência, nem que me dessem o mundo inteiro."

Numa outra ocasião Moody testificou:

“Que Deus me perdoe se falo de maneira vaidosa, mas não me lembro de nenhum sermão depois disso em que Deus não me desse alguma alma. Eu não voltaria ao lugar em que estava há quatro anos por todo o dinheiro deste mundo. Se você o juntasse aos meus pés, eu o chutaria para longe como se fosse uma bola de futebol. Pareço um prodígio para você, mas pareço ainda mais prodigioso para mim mesmo do que para qualquer outra pessoa. Esses são os mesmos sermões que preguei em Chicago, palavra por palavra. Ali eu preguei e preguei, mas era como alguém dando socos no ar. Não se trata de novos sermões, mas do poder de Deus. Não é um novo evangelho, mas o velho evangelho com o Espírito Santo de poder”.

No funeral de Moody, o Dr. C. I. Scofield, editor da famosa Bíblia Scofíeld de Referência, deu quatro razões para Deus ter usado Moody. Para a terceira razão ele disse: "Ele foi batizado com o Espírito Santo e sabia disso. Essa foi para ele uma experiência tão definitiva quanto a sua conversão".

O Dr. J. Wilbur Chapman era um evangelista presbiteriano, colaborador de Moody e fundador da Conferência Bíblica do Lago Winona. Ele testemunhou com relação à mudança em sua vida e ministério através do enchimento do Espírito. "Desde aquele momento até hoje (o Espírito Santo) tem sido uma realidade viva. Eu jamais soube o que era amar a minha família antes. E como faria isso se não tinha ainda descoberto o segredo? Eu não sabia o que era pregar antes. 'As coisas antigas já passaram' é a minha experiência. 'Eis que se tornaram novas' ".

Oswald Chambers foi um grande professor bíblico desta experiência. Ele testificou: "O Dr. F. B. Meyer veio e falou conosco sobre o Espírito Santo. Decidi receber tudo o que podia e fui para o meu quarto, pedindo simples e definitivamente pelo seu Santo Espírito, o que quer que isso significasse". Ele disse que nenhum conhecido parecia capaz de ajudá-lo a confiar em Deus para esta experiência. Quatro anos mais tarde, Deus falou com ele através da Sua Palavra: "Lucas 11:13 falou comigo... compreendi que eu tinha de pedir o dom de Deus na autoridade de Jesus Cristo... isto eu fiz em obstinado compromisso. Não tive qualquer visão do céu ou de anjos... mas como um relâmpago algo aconteceu dentro de mim... os dias que se seguiram foram verdadeiramente o céu na terra. Glória a Deus — o último abismo do coração humano transborda com o amor de Deus. O poder e a tirania do pecado se foram e a emancipação radiante e indizível do Cristo interior surgiu".

O Dr. Arthur T. Pierson pastoreou durante vários anos o Tabernáculo de Spurgeon em Londres. Ele foi líder da Conferência Bíblica e de movimentos de Estudantes Voluntários, lecionando durante anos no Instituto Bíblico Moody. Durante dezoito anos de seu ministério ele dependeu grandemente do seu poder literário e de oratória. A seguir ele procurou e recebeu a plenitude do Espírito. Testemunhando diante de uma assembléia de ministros, declarou: "Irmãos, vi mais conversões e realizei mais nos dezoito meses depois que recebi essa bênção do que nos dezoito anos anteriores".

Esta é apenas uma amostra de líderes conhecidos, cujas vidas foram transformadas por uma experiência definida com o encher do Espírito. Milhares e mais milhares de outros líderes de todas as denominações podem dar testemunho de experiências similares definidas em seu andar com Deus. Algumas são mais dramáticas que outras, mas todas falam da graça absoluta de Deus e da prodigalidade da plenitude do Espírito.

Durante o grande reavivamento em Welsh (1904-5), Evan Roberts, tão grandemente usado pelo Espírito Santo, afirmou repetidamente: "É possível ir para o céu sem ter sido cheio com o Espírito Santo, mas você terá muito a perder diante do trono do julgamento de Cristo... Adquira o hábito de contar com a habitação interior do Espírito Santo como o maior fato da sua existência".

Vamos decorar as palavras de Hudson Taylor: "Não devemos suspender nossos feitos presentes e entregar-nos à humilhação e oração, pedindo nada menos que sermos cheios do Espírito e transformados em canais, mediante os quais Ele trabalhará com poder irresistível? As almas estão agora perecendo por falta deste poder... Deus está abençoando agora alguns que estão buscando esta bênção dEle pela fé. Todas as coisas estão prontas se estivermos prontos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário